AMOR x PAIXÃO

Você já deve ter ouvido falar que a duração da paixão varia entre alguns meses até 2 anos, pois diversas substâncias cerebrais são liberadas quando estamos apaixonados.
Paixão - do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil é uma emoção de ampliação quase patológica.


A pessoa acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele.



É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde sua identidade e o seu poder de raciocinar.




 

 

 

 

 

Sentimentos de êxtase, euforia, apreensão, dias inquietos, noites insones... É raro encontrar alguém que não saiba o que é uma paixão.



Muitos podem ignorar suas obrigações cotidianas. Por essa razão, ela sempre foi considerada perigosa do ponto de vista da ordem e do dever social.

Existe um limite de tempo para homens e mulheres sentirem os arroubos da paixão? Os seres humanos são biologicamente programados para se sentirem apaixonados durante 18 a 2 anos.
Baseado na pesquisa feita pela professora Cindy Hazan, da Universidade Cornell de Nova Iorque, que entrevistou e testou 5.000 pessoas de 37 culturas diferentes e descobriu que a paixão possui um "tempo de vida" o suficiente para que o casal se conheça.





Com base em outra pesquisas Helen Fisher, antropologista da Universidade Rutgers e autora do livro The Anatomy of Love, onde registra em um quadro várias manifestações suas relações com diferentes substâncias químicas no corpo.


Veja abaixo:


Conceito
Substância mais associada
LuxúriaDesejo ardente por sexoTestosterona
AtraçãoAmor no estágio de euforia, envolvimento emocional e romanceAltos níveis de Dopamina e norepinefrina
Baixos níveis de serotonina
LigaçãoAtração que evolui para uma relação calma, duradoura e segura

A pesquisadora identificouque os neurotransmissores  responsáveis pela paixão:
- dopamina,
- feniletilamina e
- ocitocina.

Mesmo assim, com o tempo, o organismo vai se tornando resistente aos seus efeitos - e toda a "loucura" da paixão desvanece gradualmente, assim a fase de atração não dura para sempre.



O casal, então, se vê frente a uma dicotomia: ou se separa ou habitua-se a manifestações mais brandas de amor
- companheirismo,
- afeto e
- tolerância, e permanece junto.

Isto é especialmente verdadeiro quando filhos estão envolvidos na relação. Os homens parecem ser mais susceptíveis à ação dessas substâncias. Eles se apaixonam mais facilmente e rápido e do que as mulheres.


Diferenças entre amor e paixão

 





Pode-se dizer também que paixão é algo que está relacionado a tudo que é  mais passageiro.







Com o passar do tempo e sendo rompido o véu da idealização do outro, cai-se na realidade, tranformando-se a paixão em amor, ou nada restando do sentimento afetivo.

Estudos de psicologia dos sentimentos indicam que o estado de paixão muito dificilmente ultrapassa 2 anos.


  A paixão pode ser um entendido como um "sedativo" que suscita um prazer admirativo pelos detalhes da pessoa amada

Este sentimentos vem do cérebro, através do hipotálamo, no Sistema Límbico.







Sistema Límbico (veja figura abaixo) que tudo acontece, pois ele discrimina e seleciona os estímulos, reconhecendo os sinais de saciedade. 


Apresenta-se não apenas em nível dos estímulos (visuais, auditivos, olfativos e fantasias)como também na participação muito importante da emoção e sobretudo na aprendizagem.  Razão, fantasia, emoção e aprendizagem se misturam em nosso cérebro dando respostas curiosas no dia a dia sexual do ser humano.

 

 



SENTIDOS envolvidos pela PAIXÃO


1 - VISÃO

É a fonte de estimulação sexual mais importante que existe.
No homem, existem numerosos estímulos visuais envolvidos na atração sexual. A forma de mover-se, um olhar, um gesto, inclusive a forma de vestir-se, são estímulos que, enquanto potencializam a capacidade de imaginação do ser humano, o amor entra pelos olhos.

 2 - AUDIÇÃO
A aparição da linguagem representa um passo muito mais avançado como meio de solicitação sexual. o uso de frases e canções amorosas constitui uma das preliminares mais habituais.

De acordo com investigações do Krasnow Institute for Advanced Study of George Mason University, não só as primeiras palavras, mas também os tons de voz deverão responder aos padrões de saúde e genética desejados na escolha do(a) parceiro(a).


3 - TATO: a pele com a qual amamos

A superfície do corpo humano, com aproximadamente dois metros quadrados de extensão é, poderíamos dizer, o maior órgão sexual do homem.
Mais do que simplesmente um dos sentidos, o tato é a resultante de muitos ingredientes: sensibilidades superficiais (epidérmicas e dérmicas), profundas - como a proprioceptiva, ligada a movimento, vontade de explorar e atividade motora, emoções, memória, imaginação.
 
 
Existem cerca de cinco milhões de receptores do tato na pele,  as pontas dos dedos tem uns 3.000 que enviam impulsos nervosos ao cérebro através da medula.

O tato é provavelmente o mais primitivo dos sentidos.
É a mais elementar, talvez a mais predominante experiência do ser humano, mesmo naquele que ainda não chegou a nascer.
O bebê explora o mundo pelo tato. Assim, descobre onde termina seu corpo e onde começa o mundo exterior. Esse sentido é seu primeiro guia.

Encontramos homens com problemas sexuais que não beijam, não abraçam e nem acariciam sua parceira. Para quê? Pensam eles. Este modelo de comportamento impede que muitos casais desfrutem do prazer que pode proporcionar o simples fato de dar e receber carícias.

A estimulação tátil é uma necessidade básica, tão importante para o desenvolvimento como os alimentos, as roupas, etc..

O contato físico é a forma de comunicação mais íntima e intensa dos seres humanos, segundo estudos, até os mais insignificantes contatos físicos tem notáveis efeitos.

4 - PALADAR

Desde muito cedo, a boca é a primeira fonte de prazer. Com 16 semanas de vida, as papilas gustativas já estão desenvolvidas.

A experiência tem demonstrado que o feto faz careta e para de engolir quando uma gota de substância amarga é colocada no líquido amniótico. Por outro lado, uma substância doce provoca a aceleração dos movimentos de sucção e deglutição.   

Aliás, o prazer do paladar continua na fase em que o bebê se amamenta através do mamilo da sua mãe. Daí para frente, o paladar fica cada vez mais apurado.

A língua é a base de todo o paladar e a boca é uma das partes mais sensíveis do corpo e mais versáteis.

Um beijo combina os três sentidos:
= de tato,
= de paladar e
= de olfato.

Favorece o aparelho circulatório, aumenta de 70 para 150 os batimentos do coração e beneficia a oxigenação do sangue.
Sem esquecer que o beijo estimula a liberação de hormônios que causam bem-estar.

  5 - OLFATO

O amor não começa quando os olhares se encontram, mas sim um pouco mais embaixo, no nariz. Há circuitos que vão do olfato até o cérebro e levam uma mensagem muito clara: sexo.

NEUROTRANSMISSORES

o que são:









  
No início o neurotrasmissorneurotrofina, que provoca o desejo, com o passar do tempo a quantidade dessa substância diminui... Com o passar do tempo ela é substituída pla oxitocina, que consolida os sentimentos mais duráveis de amor e de compromisso.




Os neurotransmissores -- que ocorrem na passagem de um neurônio para o outro neurônio, com isto cumpre a função indispensável na ativação do impulso sexual.

 







Os cientistas conhecem a feniletilamina (um dos mais simples neurotransmissores) há cerca de 100 anos, mas só recentemente começaram a associá-la à paixão.

Ela é uma molécula natural semelhante à anfetamina e suspeita-se que sua produção no cérebro possa ser desencadeada por eventos tão simples como uma troca de olhares ou um aperto de mãos.

O cérebro de uma pessoa apaixonada contém grandes quantidades de feniletilamina, e que esta substância responde, em grande parte, pelas sensações e modificações fisiológicas que experimentamos quando estamos apaixonados.

No estágio de euforia, envolvimento emocional e romance:

== Altos níveis de dopamina e norepinefrina (noradrenalina): ligadas à inconstância, exaltação,  euforia, e a falta de sono e de apetite.

== Baixos níveis de serotonina: tendo em vista a ação da serotonina na diminuição de fatores liberadores de gonadotrofinas pela hipófise, quanto mais serotonina menos hormônio sexual.

A paixão se caracteriza, do ponto de vista biológico, por uma liberação contínua de alguns neurotransmissores que
como dopamina, noraadrenalina.

O cérebro  tem um papel central neste processo, pois é desta região que emana alguns dos sentimentos.

Esta tempestade neuroquímica está relacionada com um índice mais baixo de serotonina do que em uma população normal, sendo que isto explica os pensamentos obssessivos da pessoa a qual se está apaixonado.


Estes níveis neuroquímicos explicam por que a pessoa tende a perder a razão, enquanto em estado de apaixonamento.
Este mecanismo é semelhante ao de algumas drogas como a cocaína, sendo necessário para a perpetuação da espécie, pela atração.