terça-feira, 21 de junho de 2011

Vícios em jogos

No início é sempre uma brincadeira, uma atividade saudável e de entretenimento.

Mas, com o passar do tempo, pode transformar-se em um vício incontrolável (vício do latim "vitium", que significa "falha" ou "defeito" é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem).






O TRANSTORNO PATOLÓGICO DE JOGO é uma dependência psicológica, caracterizada por comportamentos compulsivos de hábitos executados inúmeras vezes. São hábitos aprendidos, seguidos por alguma gratificação emocional, trazendo um alívio de ansiedade ou de angústia no jogador.
Devido ao fácil acesso a vários tipos de jogos disponíveis, dos mais simples, como os de loteria, aos mais perigosos, como corridas de cavalo, cartas e bingos, além dos jogos eletrônicos popularizados pela internet, o tema vem ganhando cada dia mais atenção.




Tudo começa com pequenas apostas, na maioria dos casos, entre homens. Ela explica que algumas pessoas não controlam o comportamento diante do jogo e, conseqüentemente, causa o descontrole em todos os sentidos da sua vida.


Não impondo limites, o jogador pode comprometer a vida social, a renda, o trabalho, os compromissos financeiros e, até mesmo, a ruína de casamentos e de relacionamentos com seus familiares.







Em geral envolvam uma grande quantidade de dinheiro pela emoção que representam, tem se tornado muito populares, e vão desde os simples jogos eletrônicos, como:


= MÁQUINAS DE FLIPPERS
= VÍDEOJOGOS,
= POKER,
= BINGO,
= CORRIDAS DE CAVALOS,
= ROLETA,


Estas atividades não são controladas e as pessoas que fazem uso delas se viciam, os jogos de azar provocam tanta dependência como a nicotina, o álcool ou a cocaína - induzindo as mesmas alterações químicas no corpo.






São três (3) as fases do comportamento de jogar









1o - Fase da Vitória

= A sorte inicial é substituída pela habilidade do jogo.
Ante isto há dois tipos de apostadores:
= os que param de jogar e
= os que achando ter adquirido uma experiência considerável, continuam com maior frequência.

2o - Fase intermediária

Temos os jogadores patológicos que entram em desespero quando perdem.
Eles jogam sozinhos, o jogo não sai de sua cabeça.
A medida que vão ganhando um pouco mais querem aumentar o valor da aposta, com o desejo de ganhar quantias maiores.
Não toleram facilmente a perda. Pelo contrário, quando não ganham empregam no jogo os valores do salário, as economias, dinheiro investido, imóveis, etc.

3o - Fase do desespero

O indivíduo gasta mais tempo e dinheiro com o jogo e se afasta da família.
A dívida aumenta e o jogador entra em pânico, porque quer pagar a dívida, retomar a união com os familiares, levantar sua reputação perdida.

Comportamento do viciado

Embora se saiba há muito tempo que a atitude de jogar compulsivamente é uma séria alteração do comportamento, seu caráter mórbido ou patológico só a partir de 1980 foi considerado.

OMS - Organização Mundial da Saúde - o Jogo Patológico passou a ser reconhecido como uma doença somente a partir de 1992.
DEFINIÇÃO - se caracteriza pela incapacidade da pessoa em controlar o hábito de jogar, a despeito de todos inconvenientes que isso possa estar proporcionando, tais como problemas financeiros, familiares, profissionais, etc.


Critérios Diagnósticos para F63.0 - 312.31 - Jogo Patológico


 A. Comportamento de jogo mal-adaptativo, persistente e recorrente, indicado por cinco (ou mais) dos seguintes quesitos:





 
(1) preocupação com o jogo (por ex., preocupa-se com reviver experiências de jogo passadas, avalia possibilidades ou planeja a próxima parada, ou pensa em modos de obter dinheiro para jogar)
(2) necessidade de apostar quantias de dinheiro cada vez maiores, a fim de obter a excitação desejada
(3) esforços repetidos e fracassados no sentido de controlar, reduzir ou cessar com o jogo
(4) inquietude ou irritabilidade, quando tenta reduzir ou cessar com o jogo
(5) joga como forma de fugir de problemas ou de aliviar um humor disfórico (por ex., sentimentos de impotência, culpa, ansiedade, depressão)
(6) após perder dinheiro no jogo, freqüentemente volta outro dia para ficar quite ("recuperar o prejuízo")
(7) mente para familiares, para o terapeuta ou outras pessoas, para encobrir a extensão do seu envolvimento com o jogo
(8) cometeu atos ilegais, tais como falsificação, fraude, furto ou estelionato, para financiar o jogo
(9) colocou em perigo ou perdeu um relacionamento significativo, o emprego ou uma oportunidade educacional ou profissional por causa do jogo
(10) recorre a outras pessoas com o fim de obter dinheiro para aliviar uma situação financeira desesperadora causada pelo jogo.

 

O viciado no jogo corre o perigo de em qualquer espécie de jogo, envolvendo ou não dinheiro, ganhar dependência, sendo difícil para uma pessoa viciada deixar totalmente o jogo.








Principais características do Jogo Patológico é que, apesar das graves conseqüências que o jogo possa estar provocando:

= Risco de separação conjugal,
= Demissão,
= Graves perdas econômicas,
= Jogadores (as) têm muita dificuldade em controlar o impulso de jogar, em admitir a existência e o tamanho do problema e a pedir ajuda. É por isso que, normalmente, a aderência ao tratamento costuma pouca ou nenhuma.

O jogador patológico é também caracterizado como alguém que geralmente já cometeu atos ilegais, tais como: falsificação, fraude, furto ou estelionato, para financiar suas apostas.

Critérios para diagnóstico - DSM. IV os mais importantes são:
= esforço repetido e sem sucesso de controlar,
= diminuir ou parar de jogar,
= mentir para familiares, terapeuta ou outros, a fim de esconder a extensão do envolvimento com jogo e ameaçar ou perder relacionamentos significativos, oportunidades de trabalho, educação ou carreira por causa do jogo.

O perfil do viciado

Ao se analisar o perfil do viciado patológico em jogos, concluiu-se que as mulheres desenvolvem o vício em média quatro vezes mais rápido do que os homens.







CURA - O viciado dificilmente percebe o mal que está a fazer a si próprio e aos seus familiares. Em seu redor tudo se desmorona.Perde os amigos, o emprego, a família, o amor-próprio, o orgulho.


Tratamentos

O jogo é uma dependência basicamente psicológica e não química podendo haver sim, alguns neurotransmissores cerebrais que completem a dependência. 







Auxílio equipe multidisciplinar:
 
1.  PSIQUIATRAS
Pelo transtorno afetivo associa-se antidepressivos

2.  PSICÓLOGOS e PSICANALISTAS
PSICODINÂMICAS, TERAPIA FAMILIAR, COGNITIVA E COMPORTAMENTAL
3.  TERAPIA DE GRUPO - Grupos de Jogadores Anônimos
4.    FAMÍLIA




Os jogadores passarão por avaliações que permitam identificar doenças relacionadas ao problema, como depressão e ansiedade.

Jogo patológico é um transtorno psiquiátrico e seu diagnóstico foi formalizado recentemente, somente a partir de 1980 é que o jogo começou a ser visto como doença.

=  JOGO COMPULSIVO,
=  TRANSTORNO DO CONTROLE DOS IMPULSOS.





















Segundo o DSM-IV muitos jogadores patológicos acreditam que o dinheiro é tanto a causa, como a solução para todos os seus problemas e, mesmo após a perda do dinheiro no jogo, geralmente o jogador volta outro dia para ficar quite, para “recuperar o prejuízo”.























20 perguntas para determinar em que condições uma pessoa pode entrar em estado de alerta por seu perfil de jogador:
1. Você já perdeu horas de trabalho ou da escola devido ao jogo?
2. Alguma vez o jogo já causou infelicidade na sua vida familiar?
3. O jogo afetou a sua reputação?
4. Você já sentiu remorso após jogar?
5. Alguma vez você já jogou para obter dinheiro para pagar dívidas ou então resolver dificuldades financeiras?
7. Após ter perdido você se sentiu como se necessitasse voltar o mais cedo possível e recuperar as suas perdas?
8. Após um ganho você sentiu uma forte vontade de voltar e ganhar mais?
9. Você geralmente jogava até que seu último centavo acabasse?
10. Você já pediu dinheiro emprestado para financiar seu jogo?
11. Alguma vez você já vendeu alguma coisa para financiar o jogo?
12. Você relutava em usar o “dinheiro de jogo” para as despesas normais?
13. O jogo o tornou descuidado com o seu bem estar e o de sua família?
14. Alguma vez você já jogou por mais tempo do que planejava?
15. Alguma vez você já jogou para fugir das preocupações ou problemas?
16. Alguma vez você já cometeu, ou pensou em cometer um ato ilegal para financiar o jogo?
17. O jogo fez com que você tivesse dificuldades para dormir?
18. As discussões, desapontamentos ou frustrações fizeram com que você tivesse vontade de jogar?
19. Alguma vez você já teve vontade de celebrar alguma boa sorte com algumas horas de jogo?
20. Alguma vez você já pensou em se auto-destruir como resultado de seu jogo?

O resultado é simples; a maioria dos jogadores compulsivos responderão se respondeu SIM a pelo menos SETE destas perguntas, é um caso grave.


Epidemiologia - Calcula-se que nos EUA, na Inglaterra e na Austrália o problema atinja entre 1 e 4% da população geral.
Em cidades com alta concentração de casas de jogo, como Las Vegas, por exemplo, esse número salta para 8,7% da população adulta.









POPULAÇÃO
Idade média de 18 anos foi detectado Jogo Patológico em 5,7% dos rapazes e em 0,6% das moças, resultando numa relação de 9,5 homens para cada mulher. Idade média de 22,3 anos essa proporção foi o dobro, ou seja, de 4 homens para cada mulher.


Não há prevalência do Jogo Patológico em determinada faixa etária, mas o diagnóstico de jogadores patológicos existe desde o início da adolescência até a terceira idade.



Lembre-se sempre o jogo começa com pequenas apostas, que se iniciam na adolescência e tornando-se mais freqüente na idade adulta.
O intervalo entre o começar a jogar e perder o controle sobre o jogo varia entre 1 e 20 anos.


Um comentário:

  1. perdi quase 6 anos de minha vida em frente a um computador jogando mas agora existe materiais que ajuda a combater esses vícios sem criar conflitos em casa e com familiares de uma olhada espero que gostem https://goo.gl/u8Sa93

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