quarta-feira, 27 de abril de 2011

Resiliência


Diante de tanta competitividade, instabilidade PROFISSIONAL, FAMILIAR e EMOCIONAL.


Nunca vivemos tantas cobranças por resultados, nos diversos cenário que estivermos inseridos, seja em:
nossas casas, nas empresas, nos grupos sociais, e até nos meios religiosos.
Pois todos acabam sendo ambiente corporativos,
e precisamos manter a todo custo nosso
equilíbrio emocional.

Mas para enfrentar todas essas adversidades,
é preciso desenvolver uma característica que vem sendo dita como uma competência que tem conquistado cada vez nos diversos espaços do meio organizacional até os internos de nosso emocional  RESILIÊNCIA.
Hoje terá sucesso aquele que conseguir resistir.




SEGUINDO O CAMINHO, precisamos aprender a:


1o -  Identificar os diferentes problemas,


2o - Encarar diversas situações de conflitos,


3o - Ter uma iniciativa assertiva sendo proativa,


4o - E manter uma postura confiante para se sobressair em meio às dificuldades,

Estes são alguns dos comportamentos pertinentes a uma pessoa RESILIENTE.


Dessa forma, a atitude dele em relação às adversidades é que vai fazer a diferença para o seu sucesso na resolução de DIVERSOS PROBLEMAS.


CONCEITO DE RESILIÊNCIA

Esta palavra ainda nova para os ambientes corporativos originou-se na física, sendo a propriedade que alguns materiais têm de acumular energia, quando submetidos a um esforço e, cessado o esforço, retoma ao seu estado natural, sem sofrer deformações permanentes.


Veja o caso de uma vara utilizada no salto de altura: quando o atleta toma impulso para saltar, a vara curva-se, acumula energia, projeta o atleta sobre o obstáculo e depois retorna ao seu estado normal sem deformações.

A PSICOLOGIA tomou emprestado este termo para definir pessoas que sofrem pressões e adversidades e mesmo assim conseguem manter-se em um estado normal, não se permitindo "quebrar" diante de tantos problemas e desafios do dia moderno.


As pessoas resilientes sofrem crises, enfrentam mudanças ou situações de forte estresse e conseguem "dar a volta por cima", transformando sofrimento em competência.


Agora se lembre:

De quanta pressão, adversidades, desafios e busca de resultados sofremos no nosso dia a dia no ambiente.

Tudo isto aliado as pessoas que convivem conosco, em diversos cenários, seja eles, nas empresas, escolas, igrejas, ou até dentro de casa.

Muitos são autoritárias, insegura, e agem de modo confuso. E isto gera um processo de quebra, não agüentando tanto estresse 

As pessoas resilientes tem consciência de que sua vida será uma seqüência de altos e baixos, uma verdadeira montanha russa onde existirão momentos de sucesso e êxtase, mas haverá momentos difíceis onde as dificuldades apareceram; tudo isto, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.




O que difere uma pessoa resiliente dos não resilientes são as atitudes em relação aos problemas, a atitude em relação aos vales da montanha russa. A principal característica desta pessoas é sua ação assertiva. Pois 
não foca no problema, e sim na solução dele.


 

PESSOAS REATIVAS
Os REATIVOS, tendem a ficar com raiva da adversidade, impedindo enxergar as possíveis soluções e outras pessoas tendem a entrar na tristeza ou no medo, sentimentos que paralisa a ação.




Por exemplo, as pessoas reativas tem muita dificuldade em ter um comportamento resilientes



ex. quando estas pessoas começam a contestar, este comportamento agressivo já demonstra por si só que a pessoa é reativa, mas ela não percebe, ela nega este comportamento e com esta negação não há o processo de desenvolvimento para uma pessoa proativa.


Uma frase de um autor desconhecido diz "Deus nos fez de um modo que não vemos nossas costas, aos outros está reservado vê-las, portanto leve em consideração o que eles vêem".
As outras pessoas vêem os nossos 90%.




APRENDA A NÃO FAZER TEMPESTADES POR PEQUENAS COISAS


As pessoas resilientes  tem uma habilidade e, como tal, pode ser aprendida e desenvolvida por qualquer um de nós.

Através da consciência de comportamentos limitantes existentes em cada ser humano é possível passar por um processo de transformação e incorporar a resiliência na nossa vida profissional e pessoal.

Pois os comportamentos são repetitivos, quando não temos resiliência, ela será requerida desde o  trabalho até sua vida pessoal; logo, um processo de transformação no trabalho traz benefícios para a vida pessoal também, pois o ser humano é integral.

As pessoas resilientes  tem suas atitudes ligadas aos comportamentos, e estes se melhoraram através da conscientização de atitudes limitantes.

 

A pessoa resiliente toma decisões e parte para a ação. Hoje é de suma importância ser resiliente, pois a palavra de ordem é resultado e na maioria dos casos resultado é fazer "mais com menos".



Então precisamos ser polivalente, seja em:
- nas nossas casas,
- nas empresas,
- nas escolas,
- nas igrejas,
 - nos outros lugares que estamos inseridos e participando ativamente....
- Nós locais que participamos no qual existem metas que foram estabelecidas e ao final temos duas ou mais metas estabelecidas para serem cumpridas.


Além é lógico das pressões externas, à crise global que estamos vivendo; é muita pressão e adversidade junta e a pessoas tem que se manter inteiro, continuando a dar resultados positivos.




É preciso desenvolver alguns recursos que nos auxilie ao desenvolvimento da resiliência, devemos buscar o autoconhecimento.


PRECISAMOS SABER......


--- Realmente quem somos nós:


Conhecer nossos PONTOS FRACOS e eliminá-los.
Conhecer os PONTOS FORTES, e superá-los.


Mas para que isto aconteça, precisamos tirar todas as defesas e máscaras que nos impede de alcançarmos o crescimento emocional, sendo pessoas resilientes para que nos diversos ambientes deixemos de sofre devido nossas reações impulsivas.




As pessoas resilientes  conseguem desativar muitas de suas reações impulsivas, pois aprendem a deixar de somatizar, sabendo enfrentar suas questões emocionais (EMOÇÃO = PSIQUE) e não  SOMATIZAR  (SOMA = CORPO) 




Devido a estas questões, muitas vezes os sintomas originados de sua psiqueemoção, mente   instala-se no seu corpo (soma).


Então precisamos resolver  nossas questões emocionais.


Ou  a qualquer momento, nosso corpo  irá nos obrigar a dar uma parada,  através do sintoma.

As pessoas resilientes  fazem aquele famoso "contar até dez", para que a informação chegue ao neocortex e seja processada racionalmente, não permitindo assim cometer excessos que fatalmente serão catastróficos para uma solução eficaz.


Segundo Eistein "um problema não pode ser resolvido no mesmo estado emocional que ele foi criado ou descoberto".


Mas você deve estar pensando, e como vou resolver minhas dificuldades, como aprender a ser uma pessoa resiliente , se existem as pessoas próximas (marido, esposa, filhos, pais, irmãos) ou as de longe (amigos, chefes, conhecidos) que me tiram do sério....


A simples reflexão ou a consciência de querer ser uma pessoas resilientes , aliada a muito trabalho de autoconhecimento - assertivo, já é suficiente para passar por esta fase.


É preciso aprender a valorizar soluções, minimizando problemas, assumido uma postura de ação....


Nossa missão é de desenvolver a resiliência nos diversos ambientes que estamos inseridos, sejam eles familiares , nas Igrejas, e até nas Empresas, pois precisamos aprender a proporcionar o desenvolvimento desta habilidade nas pessoas ao nosso redor.


Precisamos introduzir o NOVO conceito de sermos pessoas resilientes, pois assim  tornaremos o conjunto PROATIVO.
Durante o dia sempre teremos medo, tristeza e raiva, gerando paralisações nas tomadas de decisões ou atitudes impeditivas que nos arrependemos depois.



Portanto, buscar o equilíbrio emocional para estes momentos é fundamental para o sucesso como um todo, seja na minha vida...


E seguir RUMO AO SUCE$$O





Nenhum comentário:

Postar um comentário