quinta-feira, 5 de maio de 2011

Simpatia x Antipatia ou Empatia

Com a globalização e os avanços da tecnologia não basta ter sucesso: é preciso se sentir, acima de tudo, realizado.


Atualmente, o mercado exige mais do que um diploma, qualificações pessoais e profissionais, experiência profissional, pós-graduação.



Cada vez mais se exige traquejo no que diz respeito à arte de se relacionar com o próximo. 

Para que isso aconteça é preciso, primeiramente, se sentir satisfeito, feliz, confiante e seguro.
A espontaneidade deve ser policiada para não se tornar uma pessoa inconveniente, pois toda pessoa que se diz espontânea ao extremo, dizendo tudo o que o que acha ou pensa, acaba se comprometendo.

A convivência faz com que as pessoas percam o respeito uma pelas outras. 

Não basta apenas se policiar para não magoar ou ferir os sentimentos alheios; é necessário fazer, sempre que possível, uma avaliação da sua conduta, pensamentos e procedimentos, e tirar proveito até mesmo de situações delicadas.   

Tanto a simpatia quanto a empatia ou a antipatia são reflexos de nossas atitudes.

Os gestos, expressões, trejeitos ou tom de voz empregados em determinadas situações podem passar de forma negativa ou positiva a impressão de simpatia, empatia ou antipatia.
Simpatia


à  A simpatia está diretamente ligada à maneira simples, sincera e delicada de tratar uma pessoa com naturalidade e satisfação.

Ninguém se torna ou é considerado simpático de uma hora para outra; é como uma semente que, quando lançada ao solo, deve ser regada com amor, carinho, respeito e dignidade.  

Colhemos aquilo que plantamos e, neste caso, a colheita será de bons frutos e excelentes relacionamentos. Quando nos tornamos queridos pelos colegas de trabalho, temos a certeza de contar com uma torcida organizada a nosso favor.

à O carisma se torna fundamental na arte dos relacionamentos interpessoais e para o sucesso da etiqueta empresarial, independentemente da área em que se atua ou da profissão que se exerce, desde a porta de entrada da instituição à diretoria.

Toda pessoa simpática é carismática por natureza. Tem o dom de conquistar, marca presença, é querida e admirada.

Carisma que expressa está diretamente ligado ao brilho do olhar e à expressão fisionômica leve e tranqüila.
§  Sorriso é complementado no ato de saber lidar com sentimentos, desejos e necessidades alheias.
§  Carisma é magia e sedução.
§  É uma vibração positiva, que encanta e cativa.
Muitas vezes, quando nos identificamos com uma pessoa prestativa, numa situação social ou profissional, sentimo-nos gratos e temos a nítida impressão de que já conhecemos aquelas pessoas de algum outro lugar.
Empatia

à A empatia(pathos = sofrimento), ou seja entender o sofrimento humano, é o dom de se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo.

Para entender o próximo é preciso, primeiramente, aprender a conhecer a si mesmo.


Ainda que todo o mundo saiba que empatia é a capacidade humana de se colocar no lugar do outro, e até mesmo tentar sentir as coisas como o outro sentiria, nem sempre é fácil usá-la em situações nas quais nós nos vemos como a "parte pressionada".


Antipatia

à  Anti =  nega a palavra  + empatia (acima), logo antipáticas são pessoas que não se colocam no lugar dos outros nos relacionamentos. 


à  A antipatia pode gerar uma série de conseqüências desagradáveis e desfavoráveis para quem a transmite, podendo até mesmo afastar as pessoas.

É preciso, acima de tudo, nesta situação, aliviar a expressão facial, evitando ao máximo franzir a testa ou conservar um olhar semi-serrado, devendo também tomar cuidado para não se tornar arrogante, prepotente, indesejado, artificial ou robotizado.
A timidez excessiva, seguida de isolamento por uma pessoa que se fecha para si mesma por sentir dificuldades, insegurança ou inferioridade ao lidar com o próximo, também poderá transparecer anti-socialismo, certa arrogância ou antipatia gratuita. 

Sermos simpáticos, carismáticos, atenciosos, prestativos e educados é dever de todos, em qualquer momento, situação ou lugar, seja na vida social ou profissional.
Mantenha sempre um carinho especial pelo que faz, assim como para quem faz.

E é fundamental que entendamos as diferenças entre os indivíduos, são elas que geram as disputas por espaços, pois tendemos sempre a achar que a nossa opinião que é a certa e esquecemos de entendera as diferenças em todos aspectos da vida.


"Somos incapazes de esquecer uma pessoa que nos tratou bem, como também somos incapazes de esquecer uma pessoa que nos tratou mal."

3 comentários:

  1. Os aspectos comportamentais estão sendo cada vez mais levados em consideração no desenvolvimento e desempenho profissional.
    Especialistas afirmam que muitas vezes, não é a falta de conhecimento técnico que prejudica uma carreira, mas questões comportamentais. O temperamento, as atitudes pessoais e sociais são fatores cruciais para o sucesso profissional. Pessoas certas, nos lugares certos, pelas razões certas.
    Simpatia e boa educação têm tudo a ver.

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  2. Qualificação e um bom currículo podem ajudar o profissional a ingressar no mercado de trabalho, mas, para ter sucesso na profissão, é preciso também saber lidar com as emoções, identificar pontos fortes e fracos e investir em mudanças de atitude. É necessário utilizar o autoconhecimento para crescer na carreira e trazer resultados para a empresa. Para melhorar a qualidade no trabalho, os profissionais precisam investir em uma mudança de "dentro para fora". Quando a pessoa se conhece e passa a se respeitar, ele consegue ter uma percepção melhor sobre o outro. (A Tribuna 15/06/2011 pag. 30 - Luiza Lopes)

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