quarta-feira, 1 de junho de 2011

A "aborrecência" existe ou o termo serve para estigmatizar os adolescentes?

Desde o nascimento, ou até antes dele, o ser humano vai experimentando diversas vivências com evidentes mudanças nas suas etapas ao longo dos últimos três séculos.







E estes conceitos são muito recentes...

Transformações sociais, culturais e psicológicas

A noção de autoridade para o adolescente se atualiza continuamente, começando com a figura social do pai, do amigo, do professor, passando para o ídolo.


O adolescente não é tão avesso à autoridade como se propaga.
Veja um fato curioso, eles reconhecem em seus ídolos, ou seja, pessoas de destaque nas áreas de seu interesse. E eles seguem fielmente tais pessoas....


A maior dificuldade do adolescente, entretanto, está em aceitar uma autoridade imposta. E na adolescência, eles deixam de ver os pais, como viam anteriormente, como seus heróis, vistos assim até os 9/10 anos. 









Agora para els se submeterem a autoridade, depende muito da maneira pela qual ela se fez sentir e compreender, por eles. Pois ao pretender exercer autoridade sobre o adolescente deve-se, em primeiro lugar, fazê-lo ter responsabilidade.

A noção de autoridade para o adolescente se atualiza continuamente, começando com a figura social do pai, do amigo, do professor, passando para o ídolo.

Então tantos conflitos de geração?

Vejo que caberia aos pais, mestres e adultos agirem com mais maturidade, pois sua personalidade estaria isenta de conflitos internos(igual dos  adoelscentes).

Mas isto não ocorre, pois os adultos também estão em crise... 

E eles não percebem que as circunstâncias que envolvem conflitos, desentendimentos e brigas são absolutamente naturais, nessa fase da vida e não há benefícios de crescimento se os adultos conseguirem se fazer entender e não fugir delas.




Para entender como surgiu os adolescentes. Um pouco de história...


- O conceito de infância surgiu no século XVII
- O conceito de adolescência surgiu no século XX.









SIGNIFICADO ETIMOLÓGICO
- A palavra “adolescência” tem uma dupla origem etimológica e caracteriza muito bem as peculiaridades desta etapa da vida.





1 - Latimad (para) +olescere (crescer)-- portanto crescer para.
Adolescência provém do verbo “adolescerê”, que significa brotar, fazer-se grande. Significando a condição ou processo de crescimento, ou seja, o indivíduo está apto a crescer.
2 - Latim deriva de adolescer, origem da palavra adoecer.
Adolescente do latim adolescere, significa adoecer, enfermar.
Temos assim, nessa dupla origem etimológica, um elemento para pensar esta etapa da vida:
- Aptidão para crescer - não apenas sentido físico, mas também psíquico e
- Para adoecer - em termos de sofrimento emocional, com as transformações biológicas e mentais que opera nesta faixa da vida.


Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta.

Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico / mental / social

E representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências e que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.

Conceitos mundo

Neste século XX fizeram estender a passagem da infância à maturidade.

Então seria o adolescente um individuo meio criança, meio adulto, ou seja, adolescente, adolescência e adolescer.

É um período de construção da identidade


Os termos "adolescência" e “juventude’" são por vezes usados como sinôminos (como em alemão Jugend e Adoleszenz, inglês Youth e Adolescence), por vezes como duas fases distintas mas que se sobrepõem.







Muitas tentativas de resposta já foram produzidas, porém, nenhuma delas conclusiva.





Há um processo contínuo de desenvolvimento do aparelho psíquico entre as várias fases da vida da criança e do adolescente.




1 - A ONU define juventude como a fase entre 15 e 24 anos de idade - sendo que ela deixa aberta a possibilidade de diferentes nações definirem o termo de outra maneira.
















2 - Organização Mundial da Saúde - OMS




Define adolescência como o período da vida que vai precisamente dos 10 anos até os 19 anos, 11 meses e 29 dias.












3 - BRASIL



O estatuto da criança e do adolescente  faixa etária dos 12 aos 18 anos.




Idade adulta inicial - 18 aos 29 anos e que se sobrepõem às definições de "juventude" apresentadas.


Então fique alerta, a fase da adolescência é uma ótima época para acontecer a união e crescimento de todos membros da família.

Como quer que seja, é importante salientar que "adolescência" é um termo geralmente utilizado em um CONTEXTO CIENTÍFICO com relação ao processo de desenvolvimento bio-psico-social.






E nessa fase ocorrem três fenômenos importantes do desenvolvimento humano:

1 - Ponto de vista biológico, a puberdade, com o amadurecimento sexual e reprodutor;

2 - - Ponto de VISTA SÓCIO-CULTURAL a passagem da infância para a vida adulta, com a assunção de papéis adultos e a autonomia em relação aos pais; 



 
3 - - Ponto de VISTA PSICOLÓGICO, a estruturação de uma identidade definitiva para a subjetividade, que inclui, entre outras coisas, a entrada no mercado de trabalho e o assumir do papel social de adulto.

A adolescência não é, no entanto, uma fase homogênea.



Pelo contrário, é uma fase dinâmica que, para o seu estudo, exige uma maior diferenciação.








Divide-se  em três fases:

(1) Adolescência inicial, dos 11 aos 14 anos;











(2) Adolescência média, dos 15 aos 17 anos











(3) Adolescência final, dos 18 aos 21 - Essa última fase sobrepõe-se à "juventude" em sentido estrito, que marca o início da idade adulta, definida como a fase entre os 18 e os 29 anos de idade.

PAPEL DOS PAIS

 
O adolescer ou seja preparar-se para crescer , mas estando também adoecido, implica muitas vezes um adoecimento geral da família, pois muitos  pais, também estão vivendo uma transformação nos seus diversos papéis.





Eles sentem perdidos, pois percebem que deixaram de ser os admirados e poderosos pais da infância, para ser apenas os pais despidos do imaginário infantil.

Muitas vezes são os EDUCADORES, muitas vezes são os PAIS, eles os primeiros a observar os sintomas iniciais dos problemas seja na infância e adolescência.


Essa facilidade deve-se, entre outras razões, ao fato de poderem ter uma crítica mais desapaixonada do problema, sem o envolvimento afetivo que os pais têm para com seus filhos.






Além disso, estando preparados, os educadores são as pessoas mais adeqüadas para orientar os pais sobre um possível transtorno dessa natureza.

Sinais e Sintomas
Entre os sinais que a criança pode manifestar em eventual transtorno psíquico, figuram:









- Isolamento ou o prejuízo no relacionamento com outras crianças de sua idade, tanto no âmbito escolar como social,
- Tal como o retraimento e
- A falta de comunicação.



LADO BOM DA ADOLESCÊNCIA
















As figuras de autoridade serão os alvos preferidos da contestação do adolescente.




CABERÁ ASO PAIS MANTEREM O EQUILÍBRIO EMOCIONAL, PARA CONTINUAR PASANDO VALORES PARA OS ADOLESCENTES
Pois eles nessa fase questionam tudo, seja:
- o juiz,
- o padre,
- o pastor,
- o professor.
Caso o confronto não se resolva, este migrará para um  trauma, perderá seu valor e o processo todo perde sua função, apenas dando lugar à mágoa e ressentimentos que normalmente se descarregam sob a forma de agressão, raiva, disputa, etc.

A noção de autoridade para o adolescente se atualiza continuamente, começando com a figura social do pai, do amigo, do professor, passando para o ídolo.

A adolescência não é marcada apenas por dificuldades, crises, mal-estares, angústias.
Existem várias questões de crescimento e de transformação


1 = Ao se abandonar à atitude infantil e ingressar no mundo adulto, há uma série de acréscimos no rendimento psíquico.
2 = O intelecto, por exemplo, apresenta maior eficácia, rapidez e elaborações mais complexas.
3 = A atenção pode se apresentar com aumento da concentração e melhor seleção de informações,
4 = A memória adquire melhor capacidade de retenção e evocação,
5 = A linguagem torna-se mais completa e complexa com aumento do vocabulário e da expressão.

Esses acréscimos no desempenho global do adolescente produzem uma típica inflação do ego.





Com o ego engrandecido vemos sua altivez e independência da experiência e aconselhamento dos mais velhos.

Achando que “podem tudo” os adolescentes nessa fase se rebelam e elaboram um conjunto de valores inusitado e quase propositadamente, contrário aos valores até então tidos como corretos.


Quando o adolescente de "ego agigantado" se depara com forças contrárias, ocorrerá a inevitável disputa para ver quem pode vencer.





Se os pais forem imaturos inicia o grande conflito de gerações 

Além disso, espera-se que os conflitos de valores e de poder possam se generalizar para uma questão ideológica.
 sso é plenamente normal.

A crise e o questionamento por parte do adolescente é saudável. Demonstra que seu psiquismo está se formando e desenvolvendo. Pois ocorrendo de maneira saudável, o adolescente internalizará os valores desta experiência de forma positiva, o qual passará a fazer parte de sua identidade.



Nesse processo, alguns entram em crise, pois não precisam ser mais tão cuidadores e presentes como antes.



Outras são experimentadas com tão grande sofrimento pelos pais que o medo da perda dos filhos não pode ser vivido.









Muitos se deprimem, se angustiam e usam o discurso dos perigos e dos riscos para impedir que o filho cresça, mantendo-o na posição infantil, a fim de garantir a posição de pais de uma eterna criança. É comum esse processo de domínio sobre o filho ser perpetrado com atitudes autoritárias, geradoras de grandes conflitos familiares.





Mas encontramos mais uma vez situações opostas: diante de um jovem caseiro, inibido e desinteressado pelas baladas, alguns pais se preocupam, pois entendem que algo não está normal.



É interessante notar que diante de pais muito liberais e avançados, o processo do adolescimento vai se der na direção oposta.



Ser retraído é forma de o adolescente "ser do contra" ou diferente dos pais e encontrar sua própria subjetividade.










- Outro sintoma a ser levado em conta seria uma ruptura brusca na evolução e desenvolvimento normais da criança ou adolescente.







Se a criança ou adolescente que até há pouco tempo vinha mantendo um comportamento melhor ajustado, com rendimento escolar aceitável e que, de repente, modifica seu comportamento e rendimento escolar, algo pode estar acontecendo na esfera psíquica.

Em crianças e adolescentes os TRANSTORNOS mais comuns são:



Depressão, Transtornos de aprendizagem, Déficit de atenção, Hiperatividade, Transtornos de comportamento, Transtornos de ansiedade, Doenças psicossomáticas, Problemas de personalidade.




PARA PENSAR:

Os PAIS que não percebem ou não aceitam problemas emocionais em seus filhos, faz com que adie a solução do problema.

Um comentário:

  1. Olá cássia! uma ótima contribuição para nós professores educadores, responsáveis,pais etc...nem todo mundo se interessa no assunto infelizmente,pois se todos tivessem o mesmo interesse ou (mesma consciência) muitas coisas seriam diferentes nas relações,onde envolve respeito,direito ,ética e a formação dos cidadãos,sou muito grato pela tua colaboração!

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